2. IMPORTÂNCIA DA POSTURA

A postura em qualquer tipo de dança, é extremamente necessária e nós posicionarmos as vezes é um pouco não compreendido. Por isso iremos começar por dicas de postura. Primeiro que tudo queremos trazer aqui um complemento para o aprendizado deixado pelo vídeo da nossa professora técnica de dança do vente, Brida Aryane.

No vídeo ela fala descontraidamente de vários termos, que devamos sempre anotar, caso não consigamos entender e tirar essas dúvidas posteriormente com a professora, não deixem as dúvidas atrapalhar os seus desenvolvimentos pessoais na dança, lembrem-se tudo é importante, não ache que sua pergunta pode atrapalhar, por que, outras colegas provavelmente não o fez, e ficou com aquela dúvida e ao perguntar, você resolve seu problema e os demais.

Falemos sobre postura, todo ritmo de dança, tem detalhamentos postural, a dança do ventre não poderia ser diferente, então percebamos como ela é dividida.

Costumo dizer para as crianças do ballet que a postural do ballet é observado num todo cabeça, tronco e membros, mas não é só o ballet que trás um sequencial de posturas adequadas e inadequadas, é claro que a dança do ventre é um tanto menos rígida quanto aos posicionamentos, mas sempre é a finalização ou inicio de uma boa coreografia, caso você não se posicione adequadamente para que o corpo receba os movimentos, nada sairá alinhados ou elegantes, na visão de quem observa o desenrolar da dança, então professora tudo começa na postura da bailarina? É claro querida, as curvas que a dança do ventre produz também é uma linha que não deve ter nós.

Então entramos num dilema o que é postura, seria essa uma pergunta  incoerente? Claro que não, muitos explicaram o que para si é postura, porém o correto seria dizer que postura é a posição em que o corpo está situado, porém uma postura de andar é diferente dá de dançar, correr, e até mesmo imitarmos alguns animais ou identificá-los como faz no Ioga. Poderíamos também dizer que postura pode ser considerado uma ação ou omissão de posicionamento do corpo, ou até mesmo a atitude emanada de um corpo. Acreditam existe até estudos de psicanalíticos referente a postura corporal de uma determinada pessoa, que pode indicar seu caráter.

Para dança, quando falamos de postura adequado, é aquela em que o bailarino encontrará seu equilíbrio, se posicionando para terminado movimento o qual poderá repetir por diversas vezes não ocasionando dano a estrutura corporal e prevenindo agressões internas e externa da estrutura corporal. Pensando na postura que encontrará um determinado corpo, podemos imaginar as possibilidades de movimentos que este poderá fazer. É agora que chegamos em nossas análises, posturais para a Dança do Ventre:

Assim encontramos as formas posturais estáticas, dinâmicas e funcionais, e não pensamos só na dança,  mas no conjunto de anatomia corporal como um todo, assim estudamos variações posturais quanto ao estar parado, ou em movimento e até mesmo o biológico do ser humano a postura funcional aquela que o permite realizar todos os movimentos diários. Para a dança a forma postural é muitíssimo importante pois ela tem as três finalidades básicas, complementando numa quarta que é manter o corpo do bailarino sem dores nem prejuízos de funções básicas já explicado, mantendo tudo os movimentos em equilíbrio.

Por isso essa primeira aula é necessariamente imprescindível, para que todas guardem os detalhes aqui explicados. Como já lembramos mais acima no texto, são três as regiões muito bem trabalhadas, é a cabeça, tronco e membros. 

1. Na dança do ventre compreendemos a região da cabeça como sendo, a região onde encontramos a cintura escapular, dando inicio na parte peitoral frontal, circundando até a região posterior do corpo escapular, subindo através de bom posicionamento do pescoço e findando no misterioso olhar. Esse setor é sempre bem trabalhado, desde os tempos das ghawazees.

2. Compreendemos tronco, como descendo da região circundada desde do peitoral ao limite dos quadris e pelve. Incluímos nessa região o alinhamento dos joelhos, por que tornasse necessário que esteja em trabalho observador e alinhado para os desenvolvimentos circulares e abdominais ondacionais. (encerrando aqui nossa primeira vídeo aula).

3. Os membros, como braços e pés, deixamos para um vídeo a parte por tratar-se das finalizações de grupos movimentais que geram as coreografias, trazendo para dança mais elegância que postura. Mas temos que sempre lembrar que movimentos graciosos tem que ter firmação do equilíbrio e os pés das bailarinas de dança do ventre, por mais que muitas vezes ficam escondidos pelas vestes o provedor dessa função fundamental.

by: Brida Aryane

FINAL DE AULA - PRATICANDO

A DANÇA

A DANÇA